sexta-feira, 18 de março de 2011

O Que Ética?



"A ética é daquelas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".

O que é ética? Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Ética e: O estudo dos juízos de apreciação que se à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Sabemos que nenhum homem é uma ilha, isso faz com compreendemos que a vida humana é convívio. Viver é Conviver. E é justamente com a convivência em sociedade que o ser humano se descobre e se realiza como um ser moral e ético.

E é com essas relações que surgem os problemas e as indagações morais. O que devo fazer? Como devo agir com certas situações?

Como devo me comportar perante aquela determinada pessoa? O que posso fazer contra a corrupção, as injustiças e etc. O problema é que não estamos acostumados a refletir e nem buscar as razões das nossas escolhas, do nosso comportamento, os nossos valores.

A ética é a investigação sobre o que é valioso e o que realmente importa a nossa vida. Falar sobre ética é um tema muito difícil e delicado.

Fala-se de ética na política, na justiça... Fala-se de ética familiar; de ética profissional; de ética na amizade; de ética no amor... Hoje a ética é um conjunto de moral, deixou de ser algo definido como algo único, pois hoje o que é ético para você, para muitos não é.

Penso que a ética está dentro de cada consciência. Há aqueles que não se esconde e faz tudo com ética, enquanto há muitos que não tem ética e que também não fazem nada com ética e não vê motivo nenhum em se ocultar, muito pelo contrário se mostram mais.

Hoje em dia a convivência familiar esta mais difícil, as pessoas nunca estão satisfeitas e as desarmonias dentro dos lares são maiores. Com isso posso concluir que a falta de ética nessas pessoas estão péssimas.

Estamos cansados de ver o que a falta de ética está oferecendo a sociedade,à política, a educação, a todos os meios de comunicação, ao lazer e etc. Como resgatar o que foi abandonado e esquecido? Vê como é difícil falar sobre ética?

Penso que se não regatarmos urgentemente o respeito e os valores familiares; o respeito e os valores dos educadores, dos idosos, e principalmente das crianças que é o nosso futuro, estaremos em um poço fundo e negro junto com a ética que já não existe mais, pois se muitas coisas foram destruídas e esquecidas, foi porque simplesmente todos esqueceram de praticar a ética.

Ética... É algo que todos deveriam ter, alguns afirmam que têm,porem são poucos que levam a sério e cumprem com todo rigor.



27/08/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário