sexta-feira, 18 de março de 2011

Causa e efeito... A lei do retorno



Hoje estava refletindo como tudo na vida, tem realmente uma causa e efeito, e que tudo realmente tem retorno tanto para o bem, como para mal.

Há certa fase na vida da gente, que passamos por momentos realmente gratificantes, onde temos mais vitórias que fracassos, quando somos mais amados e queridos, quando financeiramente estamos muito bem, quando temos realmente de tudo, nada falta e somos realmente felizes, fases essas que não sabemos nem sequer o que é chorar de tristeza.

Sentimo-nos tão felizes que esquecemos até mesmo de agradecer a Deus por tanta felicidade, afinal tínhamos tanto o que o que pensar não é mesmo?

Mas um belo dia tudo se desmorona como um castelo de areia... As vitórias viram fracassos, o amor vira em ódio, desprezo, humilhação... Financeiramente ficamos pobres e junto com ela também vêem a pobreza de espírito.

As lágrimas tomam conta dos nossos olhos e a tristeza da nossa alma, nos isolamos angustiados e revoltados achando que mundo está totalmente contra nós e o pior de tudo isso que não fazemos e nem temos ânimo para absolutamente nada, inclusive para mudar a situação. Ficamos nos lamentando de tudo, reclamamos continuamente por estarmos sozinhos fazendo assim de nossa vida um castigo.

Não paramos para questionar as causas ou descobrir o porquê da nossa infelicidade. Tem pessoas que chegam ao extremo do desprezo por si próprio.

Tornam-se profundamente egoístas achando que somente ele é que tem problemas, a amargura é tanta, que alguns chegam a uma mudez hostil, são incapazes de expressar seus sentimentos e nem sabe como fazê-lo. Ficam com um espírito critico e cruel e havendo oportunidade aponta os defeitos nos outros.

São incapazes de elogiar deixando sempre aquela impressão de que tudo está errado, malfeito e inadequado. O humor é zero. Quando passamos por essas fases, não somos boas companhia para ninguém.

Tudo de bom que tivemos na vida passa a ser esquecido... Lamentamos por ter deixado de dar valor devido a quem tinha, e então... Passamos a sofrer.

Causa e efeito e a Lei do retorno: “Tinha tudo e perdi tudo”. “Desprezei e fui desprezado” “Fui soberbo, eu era um vitorioso! Hoje estou no fracasso”, “fui amado e não dei valor ao amor, trai e fui traindo e quando pensava que era amado e querido, tudo era mentira era apenas imaginação (Achei que era)".

Então passamos a aprender com a dor, com o desprezo, com o fracasso, com a humilhação, com a falta de amor, com a falta de dinheiro, com falta dos verdadeiros amigos.

Começamos a relembrar quantas vezes deixamos de valorizar certas pessoas o quanto ela merecia e que aquela pessoa que menos esperávamos foi a primeira a nos estender as mãos, aquela, que nunca esperávamos que tivesse condições ou capacidade de nos oferecer ajuda não nos deixou sozinho, aquela que nós desprezamos e humilhamos um dia, foi humilde o suficiente para abrir os braços para nos acolher.

E quando pensávamos que não seriamos mais amados, aparece alguém que te oferece o maior sincero amor e carinho. E ao fecharmos os olhos, olhando para dentro de nós mesmos, nos conscientizamos o quanto nós nos enganamos e que nada disso era tão importante quando estávamos bem.

Hoje assisti todas essas cenas, e sei que tudo tem o seu tempo de retorno. Portanto.

Não fira para não ser ferido, não magoe para não ser magoado, não desvalorize para não ser desvalorizado, ame verdadeiramente para ser amado da mesma forma, não engane para não ser enganado, não menospreze sua capacidade e nem a capacidade dos outros, não se julgue mais sábio dos que os outros, todos nós temos muito ainda o que aprender, não exija perfeição de ninguém já que você não é perfeito, seja justo para que sejam com você também, use a franqueza sem pisar, sem magoar para que não faça o mesmo com você, não negue favores, precisamos sempre arranjar um tempinho para fazer um favor quando alguém nos pede, para que não façam o mesmo com você quando precisar.

"A vida sempre será uma troca. De um dar, e um receber".



28/08/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário