sábado, 19 de março de 2011

Deixa o passado para trás




Como é vasto e interessante o nosso sentimento e como cada ato que temos nos influencia. O simples ato por exemplo, de não perdoar pode destruir o nosso interior. E como é difícil perdoar! Talvez muito mais do que pedir perdão. Perdoar de verdade é muito difícil.

Sentimo-nos traídos se a pessoa que amamos e confiamos nos entristece. Alguns ficam revoltados, cheios de raiva, querendo vingança. Mas que vantagem leva?

Esquecem-se daquelas pessoas que ainda amam de quem os amam e os que estão a sua volta e que eles também começam sofrer a mesma dor.

E então sua dor já não é mais só sua. Deixa de ser vítima e torna-se o vilão. Fica grosseiro, se rebela, reage em batalha com aqueles que querem lhe trazer a paz. São incapazes de entender, ficam cegos, surdos, com o raciocínio distorcido. Não fazem questão de entender as boas intenções.

E com o tempo, as pessoas que o amam vão se afastando. E de repente percebem que é muito difícil livrar-se de todo mal sozinhos. E aí choram.

E finalmente tem a vontade suave de esquecer tudo, de deixar para lá. Se sentir leve outra vez. Passa a entender que a tristeza, a angústia, a raiva é um peso morto de que deve se livrar.

É livrando-se de tudo que nos incomoda e que nos diminui e que atrapalha a nossa evolução espiritual é que conseguiremos seguir em frente.

È deixando o passado para trás, que conseguiremos viver bem novamente. Esquecer o mal que alguém nos fez, não é ser bobo nem covarde, muito pelo contrário, é ser esperto e corajoso.

Aprender de uma vez por todas que a maldade e a inveja existem e que temos que ficar alertas para não cairmos novamente em suas armadilhas. O mal é punido por si mesmo. Tudo tem conseqüência. Quer queira ou não, quem lhe fez mal pagará por isso.

Não fique ruminando e nem relembrando coisas ruins que aconteceram. Se o fizer você também acabara colhendo coisas ruins, dentre elas, doenças ou tantas outras coisas. Se você faz o bem e é retribuído com o mal, quem é que sai perdendo com isso, se o bem partir de você?

Então, você é a fonte que jamais secara. Aquele que mal se comportou terá sua recompensa... Terá que aprender a dar valor à água que lhe serviu.

Mas não é você que fará com que isso aconteça. Se o fizer, estará atrasando o ciclo certo da natureza. Sinta-se leve a vida é realmente bela.

Liberte-se. Quem olha para trás nunca verá um novo horizonte. Por mais difícil que seja os seus sonhos não desista deles, por mais árdua que seja sua caminhada, não interrompa a sua viagem. Perdoe-se e perdoa o ser humano que inconsciente contigo foi. Deixa o passado para trás.

15/06/2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário