terça-feira, 22 de março de 2011

Mário Quintana não é o autor de "Deficiências"Esse é um alerta para todos. Devido á um poema que foi postado e retirado por mim do meu Blog com o título "Deficiências" e tendo como autor Mario Quintana, no qual recebi uma a mensagem da poeta e professora de literatura (Elisabete - http://blueeyes4.blogspot.com), me informando que o título acima citado não pertence ao autor assim como também que há outros textos que não são do mesmo.
Então resolvi colocá-lo aqui para que todos possam ler. A intenção não é convencer absolutamente ninguém, mas conscientizar o que é certo. Ter dúvidas todos nós temos, eu mesma tive.
Fiz pesquisas virtuais sobre o autor e de fato não encontrei nenhum escrito dele com esse título.Muitas vezes deixamos louvar um autor com belíssimas mensagens e poemas por falta de informação. Abaixo se encontra a mensagem da professora com o texto Emílio Ribeiro.
*******************
Um dia... Apareceu um ótimo texto do Emílio Ribeiro, postado numa comunidade sobre Mário Quintana e que eu achei legal divulgar, a fim de Alertar os amigos poetas sobre a multidão de textos que Não São do Quintana A que proliferam na Net, alguns postados (ironia!)Para "homenagear" o poetinha pelo seu centenário... Abaixo, o texto do Emílio:
******************* "
Um dia descobrimos que os poemas que pensávamos que eram do Quintana não eram do Quintana. Um dia percebemos que há pessoas teimosas que preferem continuar na ilusão dos textos falsos. Um dia aprenderemos que Quintana era um poeta que raramente falava de amor e nunca dava longos conselhos ou lições de vida sobre relacionamentos.
Um dia percebemos que não adianta avisar nem colocar, alerta nas comunidades... A maioria nem lê. Um dia saberemos a importância da frase:" A melhor forma de conhecer a obra de um autor é lendo seus livros”.Um dia percebemos que todos os textos que recebemos por e-mail como sendo de Quintana ou Veríssimo eram de outros autores. - (Aqui o Emílio exagerou... acho que quase todos) Enfim...

Um dia descobrimos que, apesar de viver 100 anos, esse tempo todo não é suficiente para convencer as pessoas de que estão elogiando os textos errados. O jeito é: ou nos conformamos com a falta de conhecimento e de atenção dos outros ou lutamos para divulgar a obra do verdadeiro Quintana. (minha opção!)Quem não compreende algo tão simples quanto o fato de um texto recebido por e-mail ou lido em blog não ser confiável tampouco compreenderá uma longa explicação".
***********************
Abaixo, uma lista de textos que NÃO SÃO do Quintana (também elaborada pelo jornalista Emílio Ribeiro e que eu corroboro):"Felicidade Realista - (quase toda a net diz que é dele) é de Martha Medeiros "Promessas De Casamento" - (também quase todo mundo pensa que é dele) também é de Martha Medeiros "Sermão de Casamentos" - ou "Casamento na igreja" - também de Martha Medeiros - "Sentir-se Amado" - Também de Martha Medeiros - "A Impontualidade Do Aamor" - Outra vez, de Martha Medeiros .Não Quero que morram de amor por mim e /ou "Certezas" (Título Original) é da autoria de Adriana Britto - "A idade ser feliz" é que de Geraldo Eustáquio de Souza "Como Tempo" ou, A FRASE - "Correr Aatrás das Borboletas" é de D. Elhers e o poema, provavelmente, é de Kátia Cruz (não é certo) ."Recomeçar" - "(ou... Um dia descobrimos que beijar uma pessoas para esquecer outra é bobagem...)" - é uma compilação de várias frases de autores famosos, como Exupéry e finaliza com um ditado árabe, traduzido para o inglês,"Quem Nunca Entedeu Um Olhar, Jamais Entenderá Uuma Longa Explicação" - Quintana JAMAIS se apropriaria de textos alheios. "O Amor É Síntese" - a autora é Mirthes Matias"Deficiências" -(deficiente é aquele que não consegue modificar a sua vida) é dA professora de nome Renata Vilella (http://www.floramarela.com.br/pag.asp?id=4&sub=8).
No entanto, só por não estar no seu livro, "Obras completas" (que, como o nome diz, é um volume com TODAS as obras dele), garanto que pode ser de quem for, MENOS dele. Algo sobre "O amor" e "Amadurecimento" - Infelizmente, desconhece quem são os autores, mas sabe-se que NÃO SÃO de Quintana, simplesmente porque não estão na suas “Obras Completas", lançado há pouco tempo (R$ 170,00), volume único, com TODA a sua obra.
**************
Como é que eu sei que todos esses textos não são dele, apesar de não saber a autoria de alguns? Porque sou professora de literatura e porque PESQUISO sobre tudo o que é do QUINTANA, e porque luto pelos direitos autorais, sempre!
A lista acima também é de Emílio Ribeiro e eu fui conferir UM A UM os textos, porque, nem mesmo o Emílio que faz um trabalho sério, ninguém tem obrigação de confiar. Esta é a MINHA HOMENAGEM ao meu poeta preferido: tentar, a todo custo, desmascarar a obra que não é dele, a fim de que a sua verdadeira obra possa ser, a cada dia, mais conhecida e valorizada! Carinho meu a todos os amados irmãos poetasLis

Nenhum comentário:

Postar um comentário